Para dor lombar não existe milagre, mas existe Pilates. Cerca de 81% da população vai sofrer em algum momento com dor lombar.

Sabe-se que os quadros crônicos de dor (mais de 3 meses), causam prejuízos na qualidade de vida e geram incapacidade.

Para tentar solucionar esse mau que acomete tantas pessoas, existem diversas estratégias, desde as mais inusitadas ás mais conhecidas.

Por isso quando se trata de saúde é sempre importante apostar em um tratamento seguro e que acima de tudo traga resultados.

Os exercícios terapêuticos, prescritos por fisioterapeuta, são indicados em todas as diretrizes de tratamento para dor lombar.

Dentre eles destaca-se o método Pilates, que além de diversos benefícios para a saúde física e mental dos praticantes, como melhora em parâmetros de sono, autoestima e coordenação motora.

dor lombar

Segundo uma revisão sistemática realizada por Myamoto, Costa e Cabral em 2018, o método Pilates, tanto o de solo como em aparelhos, promove melhora nas dores dos pacientes.

Os autores relatam que a técnica foi superior a outros tipos de tratamentos e exercícios.

O estudo realizado pelos autores evidencia a eficácia do método como um tratamento seguro e com bons resultados na resolução de dor lombar crônica.

Segundo as informações coletadas, os pacientes que realizaram Pilates de solo ou com aparelhos duas vezes por semana tiveram melhores resultados comparados aos que se exercitaram apenas uma vez na semana.

Além disso, os pacientes que praticaram três vezes na semana, apresentaram melhor custo benefício.

Definitivamente, conviver com uma situação dolorosa não é nada agradável. Conheça o Método Pilates como uma opção para melhorar a sua qualidade de vida.

Fonte: MIYAMOTO, Gisela C.; COSTA, Leonardo O. P.; CABRAL, Cristina M. N.. Eficacia do metodo Pilates considerando dor e incapacidade em pacientes com dor lombar cronica nao especifica: uma revisao sistematica com metanalise. Braz. J. Phys. Ther.,  São Carlos ,  v. 17, n. 6, p. 517-532,  Dec.  2013 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-35552013000600517&lng=en&nrm=iso>. access on  05  Sept.  2019.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-35552012005000127

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *